Trufa de chocolate saudável – Receita da Bela Gil

Tenho tentado optar por uma alimentação mais saudável e acho que até estou me saindo bem. O problema é quando chego à sobremesa. Daí complica. A-D-O-R-O doces e normalmente os mais saborosos são os mais inimigos de uma alimentação balanceada…

Bom, dia desses a Bela Gil deu uma receita que me interessou: trufa de chocolate. Além de ser super prática, a proposta é substituir o brigadeiro, o que chamou muito minha atenção. Fiz e tá aí o resultado!

trufas-tâmara

Apetitoso, né? Então, vamos a receita:

Ingredientes

  • 1 copo (200 ml) de castanha do caju crua
  • ½ copo de tâmara
  • ¼ copo de cacau em pó
  • 1 pitada de sal marinho
  • 2 colheres óleo de coco – não precisei usar

Modo de preparo
1. Deixe as castanhas de molho por no mínimo 4 horas – fiquei impressionada pela quatidade de óleo que elas soltam!

2. Escorra a água e as bata no processador por 30 segundos

3. Adicione as tâmaras, o cacau e o sal e processe até que os ingredientes estejam bem misturados e com uma consistência homogênea.

4. Se precisar, adicione o óleo de coco para misturar a massa.

Dica: Caso não ache que fique doce o suficiente, coloque adoçante culinário a gosto.

Olha só como fica:

trufa-tamara

5. Enrole a massa com a mão em forma de bolinhas e passe no que preferir. Algumas opções: coco ralado, cacau em pó, pistache picado, nozes picada, avelãs picadas.

Eu optei pelas avelãs com um pouco de chocolate amargo ralado, fica ótimo!


trufas-tamara-belagil

 

Ah, e pra quem está se perguntando se de fato substitui o brigadeiro, minha opinião é que não, rs. Mas, é bem gostoso e resolve a vontade de comer doce. Tenho recorrido a essas trufinhas principalmente nos dias de semana. Até levo para o trabalho.

Então, sugiro que experimente. Vai que te ajuda também! ;o)

Marcado:, , ,

6 pensamentos sobre “Trufa de chocolate saudável – Receita da Bela Gil

  1. Luana 20/07/2014 às 20:56 Reply

    Parece bom, hem!

    • giselli_wb 20/07/2014 às 21:01 Reply

      É sim!Experimenta e depois conta pra gente o que achou! ;o) Beijos

  2. Tatá 20/07/2014 às 20:55 Reply

    Acho que prefiro um chocolate. kkkk!

  3. Juliana 15/07/2014 às 11:44 Reply

    Gi, adorei a dica. Vou testar!

    • giselli_wb 16/07/2014 às 14:02 Reply

      Que bom que gostou! Depois conta pra gente o que achou! ;o)

Comenta, vai!

